sexta-feira, 28 de maio de 2010

JAIR TOLEDO XAVIER - BIOGRAFIA



Nascido em 29 de julho de 1939 na Cidade de São Gonçalo do Sapucaí - MG, filho de José Toledo Xavier e Maria Camargo de Jesus. Casado com Tereza Pereixa Xavier, 55 anos assistente de farmácia do Hospital Municipal de Pirituba - SP, com quem teve 5 filhos: Rita de Cássia Xavier Balda - 35 anos, médica pediatra; AlessandraXavier Brauer - 33 anos, publicitária; Jair Toledo Xavier Junior - 30 anos, jornalista; Giseli Pereira Xavier - 26 anos, bacharel em direito; e Juliana Pereira Xavier - 22 anos, professora de educação física. Seu neto, André Xavier Balda, é filho de Rita de Cássia Xavier Baldra e Carlos Baldra.
Jair Toledo Xavier, professor de Português e Inglês também bacharelou-se em Direito.
Nasceu de família humilde em São Gonçalo do Sapucaí, sul de Minas Gerais, seus pais trabalhavam na lavoura além do pai ser barbeiro da cidade, onde ganhavam o necessário para sustentar os filhos.
Aos 4 anos de idade Jair contraiu poliomielite resultando em uma paralisia que o deixou acamado até seus 14 anos na Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas - MG. Graças ao Dr. Aprígio, médico da Santa Casa, o jovem Jair passou por uma cirurgia e alguns meses de tratamento e fisioterapia que deram novamente ao menino o direito de andar. Durante o tempo que ficou internado na Santa Casa, Jair teve a oportunidade de aprender a realizar trabalhos manuais além de não deixar de estudar, uma das maneiras que consumia o tempo na cama ou na cadeira de rodas. Quadros e peças de madeira eram as obras de artes relalizadas pelos meninos internados.
Aos 16 anos se mudou para São Paulo junto com a família, onde residiu na zona Norte de São Paulo, no bairro da Freguesia do Ó.
Seu primeiro emprego foi como escriturário no Banco da Lavoura de São Paulo, hoje conhecido como Banco Real.
Estudou Licenciatura e Direito, so formando Professor e Bacharel.
Atuou como escrivao da 28ª Delegacia de Policia da Freguesia do Ó e mais tarde transferido para a 45ª Delegacia da Brasilândia.
Sempre prestativo, em casa trabalhava voluntariamente para a população do bairro. Realizava o preenchimento de formulários para a retirada de documentos pessoais, imposto de renda tambem na aposentadoria de moradores. Para ele, a terceira idade era onde buscava a fonte do saber e da vida, ele tinha que ser bem atendido e ter prioridade dentro da sociedade.
Sempre prestativo, viu na carreira política um icentivo de poder ampliar sua maneira de atuar na sociedade.
Em 1980 foi candidato a vereador, conquistou a Suplência com mais de 17 mil votos.
Em 1984 novamente se candidatou a vereador conseguindo mais de 15 mil votos, mas sem conseguir se eleger.
Durante este tempo devido a espetaular votação que teve na zona norte de Sao Paulo, tornou-se diretor do Centro Educacional e Esportivo da Freguesia do Ó, CEEFÓ.
Enquanto atuou na administração do clube o número de sócios saltou de 1.700 para mais de 3 mil sócios.
Quando indagado como fez isso sua resposta era " A maneira mais fácil de uma pessoa pobre se sentir bem é atendendo a necessidade de lazer na Periferia".
Dentro do clube fez reformas nas quadras de futebol e bocha alem de construir um campo de futebol.
Em 1985, em uma das suas consultas periódicas constatou um nódulo na pele que teve como resultado Câncer.
Durante o tratamento da doença, Jair continuou trabalhando como escrivão e professor.
Em 1986 novamente se candidatou, agora a Deputado Estadual, seria a grande chance de colocar em prática seu projetos sociais. Mais uma vez sofreu uma derrota nas urnas, conseguindo 9 mil votos.
Após esta última tentativa de se eleger pela sua região, decidiu se afastar da política e cuidar da saúde.
O ano de 1987, foi marcado por idas e vindas ao Hospital do Servidor Público Estadual na região do Ibirapuera, onde fazia tratamento de quimioterapia e radioterapia para combater o Câncer.
Alternava a semana internado no Hospital e os finais de semana junto com a família.
No dia 24 de junho de 1989, sábado pela manha, Jair Toledo Xavier faleceu devido a complicacões respiratória dadas pela doenca.
O Bairro da Brasilândia, em homenagem a este morador ilustre, inaugurou a Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na Rua Joaquim de Moraes, 201.

5 comentários:

  1. GRANDE HOMEM... MEU PROFESSOR E AMIGO... COM ELE APRENDI A DIRIGIR CARRO E MUITAS COISAS MAIS...
    TENHO CERTEZA QUE ESSE GRANDE HOMEM ESTA JUNTO A DEUS... MEU AMIGO MEU HERÓI...

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de aprender português por dois anos letivos na escola municipal Érico Veríssimo na Vila Miriam, com este Homem bom, dedicado, honesto e exemplar. Ainda hoje me recordo de seus ensinamentos e, de quando era membro da Igreja Nossa Senhora do Carmo no bairro de Cruz das Almas também na Freguesia.Ele está com Deus agora e a família dele regozija dos exemplos por ele deixado.
    Nelson Carvalho Junior

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou filha do falecido Prof. Jair Toledo e gostaria de ver a possibilidade de realizarem uma correção na biografia de meu pai.

    ResponderExcluir
  4. Tive o prazer de conhecer este grande homem exemplar chefe de família de uma cultura e educação invejável sempre apoiando os estudos apesar das dificuldades físicas estava sempre entre as pessoas e sempre sorrindo que era sua marca foi um prazer conhecer sua família que respeito muito

    ResponderExcluir
  5. Professor Jair meu professor na escola Érico Verissimo...quanta saudade!!!!

    ResponderExcluir